Instrumentos de percussão

Dentro da classificação geral que vimos no início, os instrumentos de percussão seriam o 3o. grupo de classificação dos instrumentos. Recapitulando: 1º.- Instrumentos de Cordas; 2º.- Instrumentos de Sopro, e 3º.- Instrumentos de Percussão. Historicamente, porém, talvez não seja essa a ordem em que os instrumentos tenham surgido. Embora nada seja comprovado, mas imaginando o desenvolvimento histórico do homem, a voz humana provavelmente tenha sido o 1º. instrumento a ser usado. Pois assim os livros de história nos descrevem. Já na antiga Mesopotâmia, à cerca de 6 mil anos A.C., o homem começou a usar a voz para invocar seus deuses. Começaram a usar a voz para cultuar, ou aplacar a ira dos deuses que prejudicaram alguma plantação, ou para tentar agrada-los para que suas colheitas fossem fartas. É, portanto, provável que a voz humana, ou o canto, tenha sido o primeiro instrumento natural a ser usado. Junto com a voz, provavelmente tenha sido usado o ritmo, com batida dos pés e das mãos, e talvez algum pedaço de madeira para acentuar alguma marcha. Começa assim o uso do instrumento de percussão.

Como é possível perceber, esse naipe de instrumentos, isto é, de percussão, é o que apresenta a maior quantidade e variedade de instrumentos. Qualquer objeto que produza algum som, pode ser usado como instrumento de percussão. Desde objetos caseiros, como panelas, potes de alimentos, talheres, copos, louças, caixas, cadeiras, mesas, caixas de fósforos, até objeto como a máquina de escrever já foi usado como instrumento de percussão, como instrumento solo na obra de L. Anderson, na obra “La maquina de escribir”, acompanhado por Orquestra. Isso pode ser visto por diversas orquestras no Google.

O que define um instrumento de percussão é a sua forma de execução, isto é, através da percussão, ou seja, através de algum impacto sobre o instrumento. Pode ser com o uso de baquetas, varas, martelos, ou com as próprias mãos ou pés. Os instrumentos de percussão subdividem-se em dois grupos: os instrumentos de altura indefinida e os instrumentos de altura definida.

Os instrumentos de altura indefinida, são caracterizados, como o nome já diz, pela sua indefinição sonora, isto é, o seu tom específico não pode ser classificado com exatidão dentro de uma escala sonora. De modo geral, apresentam apenas um único som, ou alguma variedade próxima do som original. A duração do som é curta, e isso é parte importante para que o instrumento possa representar algum ritmo, caso contrário o som prolongado irá confundir as acentuações rítmicas.

A variedade de instrumentos de altura indefinida é, na verdade, infinita, pois, como já foi citado acima, qualquer objeto que produza algum tipo de som, pode ser usado como instrumento de percussão. No entanto, temos aqueles instrumentos que já são tradicionais em Bandas e em Orquestras, os quais são: os tambores e suas variedades, os triângulos, os pratos, os reco-recos, os chocalhos, as cuícas, os agogôs, os atabaques, as castanholas, e muitos outros.

Alguns instrumentos de altura indefinida: Gongo, ou Tantã; chocalho; e bongô.

InstrumentosPercussao 1  (1)

Ou ainda, de cima para baixo, claves, reco-reco, maracas, matraca, e chicote (2 madeiras ligadas por dobradiça)

InstrumentosPercussao 2

E os instrumentos de altura definida, são os instrumentos que, na sua estrutura, possuem seus sons definidas dentro de uma escala sonora. Esses podem apresentar uma melodia, desde uma linha melódica simples, ou até a duas, três ou quatro vozes. Esses são instrumentos mais sofisticados, e fazem parte das grandes Orquestras. São eles: o Xilofone, o Vibrafone, o Glockenspiel, os Tímpanos, os Carrilhões, ou uma série de sinos de alturas específicas.

Vibrafone:

InstrumentosPercussao 3

Xilofone:

InstrumentosPercussao 4

Glockenspiel:

InstrumentosPercussao 5

Carrilhão:

InstrumentosPercussao 6

Tecnicamente um instrumento de cordas, que é executado por percussão indireta, por exemplo, o piano e o cravo, onde se aciona a tecla e esta aciona um martelo que bate nas cordas, estaria enquadrado na categoria instrumento de percussão. Mas popularmente são conhecidos como instrumentos de teclado. E isso veremos na próxima página.