(Filipenses 4: 8) “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. (III)

“Ouvistes, e vistes”, creio que são as duas palavras que tem um peso imenso. Será que teríamos coragem de repetir esse desafio de Paulo? “Isso praticai”. Podemos servir de exemplo naquilo que falamos e na nossa conduta?

Vimos na semana passada que estamos cheios de exemplos negativos de pastores, pois estão sendo mais administradores dos templos, do que pastores das ovelhas. Pastores que, repetindo o que dissemos na semana passada, “querem colocar seus próprios propósitos para que a igreja cresça, segundo os seus próprios padrões de crescimento, mesmo que isso resulte em divisão da igreja, ou no mínimo no afastamento de vários irmãos e famílias inteiras”. E é só olharmos em nossa volta que encontraremos pastores com esses perfis. Isto é, suas próprias palavras carregadas de arrogância, autoridade e cheios de orgulho. Exatamente como Deus diz em Ezequiel 34:4b “...mas dominais sobre elas com rigor e dureza”.

Mas onde estão os nossos “Apóstolos Paulos” para servirem de exemplo? Para nossa alegrias e consolo, posso dizer pessoalmente, que temos muitos “Paulos” ainda em nossos dias. Como verdadeiros Pastores, servos de Deus, submissos e tementes a Deus. Pois são os que o próprio Senhor Deus vai preservando para Si.

Como um dos primeiros Pastores com quem tive o privilégio de iniciar meu Ministério de Música, o Pr. Helmuth Matschulat, com quem pude aprender a viver e a me comportar como um obreiro de Deus. Foi uma extensão do meu Seminário de Música. Ele me disse certa vez: “se temos alguma dificuldade de trabalho ou relacionamento com algum irmão, é porque Deus está precisando nos moldar em alguma área com este irmão. E se o afastarmos ou nos “livrarmos” dele, Deus irá enviar outro com as mesmas características, até aprendermos o que o Senhor está querendo nos ensinar”. Esse Pastor tem sido um exemplo, pois eu podia ouvir e ver nele todas as características boas, e seguir, sem medo o seu exemplo, ainda até hoje.

Outro Pastor que tem sido meu exemplo, Pr. Odilo Alebrandt, pois foi o meu Pastor no início dos meus estudos no Seminário de Música Sacra, depois trabalhei por vários anos com ele como Ministro de Música, sempre como um Servo de Deus, submisso e temente a Deus, com uma conduta irrepreensível, mas mesmo assim foi injustiçado certa vez, e para não dividir a igreja, preferiu entregar o pastorado. E Deus o enviou para outra Igreja.

Nos últimos anos tive o privilégio de trabalhar, por pouco tempo, com um Pastor que é uma referência de conduta irrepreensível entre as Igrejas Presbiterianas, o Pr. Adail Sandoval. Um servo de Deus, temente a Deus, cuja conduta é exemplo a todos os pastores que o conhecem.

E assim Deus tem preservado seus Pastores segundo o coração de Deus. E temos muitos outros exemplos de Pastores que ainda temem ao Senhor. Nesses devemos nos espelhar e seguir as suas palavras e sua conduta. Quanto aos outros, devemos seguir o que Jesus ensinou: “Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam”. Mateus 23:3.