QUEM É O POVO ESCOLHIDO DE DEUS? ISRAEL? OU A IGREJA?

Tenho ouvido várias vezes de alguns pastores que nós, a igreja de Cristo é que somos hoje o povo de Deus, o povo escolhido por Deus. E que os israelitas, somente os que se converterem a Cristo é que farão parte do povo de Deus. Alguém já ouviu estas afirmações? Não que essas afirmações estejam totalmente erradas, mas hoje de manhã comecei a pensar em tudo isso e confesso, comecei a me perturbar no meu espírito. E no momento da minha comunhão com Deus, comecei a conversar com Ele sobre isso. E a medida que ia conversando sobre isso, o meu espírito ia se perturbando cada vez mais, quando senti que deveria, pelo menos, escrever tudo o que o Senhor foi me alertando durante esses momentos de comunhão.

Eu creio que o povo de Israel continua sendo o povo escolhido de Deus, mesmo sabendo que nem todos serão salvos. E quero trazer à memória de que o povo judeu, ou povo de Israel continua sendo o povo protegido e abençoado por Deus. Ademais, se Deus quisesse abandonar o povo que Ele havia escolhido, ele já o teria feito naquela ocasião em que o povo, quando acabara de sair do Egito, e Deus lhes preparava as tábuas da lei, os 10 mandamentos, por meio de Moises, eles fizeram para si um bezerro de ouro e começaram a adorá-lo. Deus, na sua ira, estava pronto para aniquilar aquele povo e pretendia fazer da descendência de Moisés a continuação do Seu povo. Mas Moisés intercedeu por Israel e o Senhor voltou atrás, e não destruiu Israel. Por isso Israel continuou sendo o povo escolhido de Deus.

Também Deus não rejeitou Israel como Seu povo, depois que o Seu povo rejeitou a Jesus, Seu Filho, como o Messias e o crucificaram. Mas Jesus ressuscitou ao terceiro dia e 40 dias depois subiu ao céu e está assentado à Direita de Deus. Nem rejeitou a Israel como Seu Povo depois que Jerusalém e o Templo fora totalmente destruído, e o povo espalhado pelo mundo. Os Judeus fiéis, em suas comunidades e suas famílias, continuavam adorando o único Deus verdadeiro, Jeová, o grande Eu Sou. E o povo, mesmo espalhado pelo mundo, continuou sendo o Povo de Deus.

E não há nenhuma referência bíblica, nem no antigo nem no novo testamento de que Deus rejeitou o povo de Israel e o substituiu por qualquer outra nação, ou mesmo que tenha substituído o povo de Israel pela Igreja. Ou alguém encontrou alguma passagem que comprove que Deus fez essa mudança?

Mas o motivo da minha inquietação foi simplesmente as afirmações, que considero levianas e levadas unicamente pelo orgulho e vaidade de achar que, por fazer parte da

Igreja de Cristo, a igreja é o povo que substituiu o povo de Israel. Afirmam os mesmos, que o Israel espiritual agora não é mais o Israel, o povo de Deus, mas o povo escolhido de Deus é agora apenas a Igreja. E os Israelitas que aceitarem a Cristo farão parte da Igreja, isto é, serão enxertados na Igreja.

Estão percebendo onde queremos chegar? 

Jesus mesmo afirmou que “a salvação vem dos Judeus.” (Jo. 4:22). Quem foi o Cordeiro que tira o pecado do mundo? Jesus Cristo, é claro! E Jesus era da descendência de Davi. Jesus foi um Judeu natural, legítimo. Jesus, nascido de Judeus, é o autor da nossa Salvação. Como Jesus, sendo Judeu, iria negar a sua descendência, sua raça, para afirmar que agora ele é um gentio, como é a Igreja. Sim, a igreja é formada por gentios. Nós somos gentios.

Mas na verdade, Deus na sua bondade e misericórdia abriu as portas para a salvação dos gentios através do sacrifício de Cristo na cruz. “Para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” Essa abertura foi feita para todo o mundo gentio, e também ao Judeu, claro. E com isso Deus permitiu que fossemos enxertados na videira verdadeira. (João 15:1) Jesus é a videira verdadeira, e Jesus continua sendo Judeu. Portanto nós fomos enxertados à videira, que é o Israel escolhido de Deus. E nunca será o contrário, isto é, Israel ser enxertado na Igreja.

O Apóstolo Paulo deixa isso bem claro em Romanos 11 a partir do versículo primeiro: “Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum, porque eu, também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo que antes conheceu.” E continua no verso 11: “Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar o ciúme. ”

E Paulo fala especificamente a nós gentios, a partir do verso 13: “Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério.” E no verso 17 continua: “E, se alguns dos ramos (Judeus) foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, (gentio) foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; porque se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus. Para os que caíram, severidade; mas para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. ”

Nós somos privilegiados em fazer parte do povo de Deus, do povo de Israel, porque fomos enxertados, não somos as primícias, fomos enxertados, pela graça, bondade e misericórdia de Deus.

O povo de Israel, o estado, a nação de Israel continua sendo o povo escolhido de Deus. É só acompanharmos o que o Senhor Deus tem feito e está fazendo em Israel. Como ela tem se tornado uma nação tão poderosa, militarmente, tecnicamente, cientificamente; e nas áreas da informática fica atrás apenas do Vale do Cilício, nos Estados Unidos.

Depois de quase dois mil anos espalhados pelo mundo todo, Deus os trouxe de volta à sua terra em Israel. E apenas a partir de 1948 é que voltou a ser considerada uma Nação. É uma das profecias de Ezequiel 37, sobre a volta de Israel à sua terra. As batalhas que Israel enfrentou desde então, e saindo vencedor em todas elas, é a grande prova de que Deus continua olhando e protegendo o seu povo.

É em Jerusalém e de Jerusalém que ocorrerá a última grande batalha,a do Armagedom. Por isso os nossos olhos devem estar voltados para Israel, e devemos orar por Jerusalém (Salmo 122: 6-8), pois é de Jerusalém que Jesus irá reinar, seja o reino terreal ou celestial, não importa. O importante é que Jerusalém deve ser o nosso foco para a 2ª. vinda de Cristo, pois é lá que Jesus, o Messias aparecerá.

Não somos nós, os gentios, a igreja, a videira original ou os ramos originais, mas fomos enxertados na videira verdadeira, e por isso fazemos parte do povo de Deus. 

A Igreja é a noiva de Cristo, e é amada por Deus, mas Israel sempre foi e continua sendo o povo que Deus escolheu a partir de Abraão. “Farei de ti uma grande nação” foi a promessa de Deus a Abraão, e Ele jamais esquece nem muda as suas promessas.

Bendito seja o nome do Senhor Deus, o Eterno Eu Sou!