Criamos o site pautasonline.com.br, com o objetivo de apresentar um pouco das nossas obras musicais que temos escrito ao longo dos mais de 40 anos, em que trabalhamos com música, sempre dentro de igrejas evangélicas. Por isso nossas obras são necessariamente sacras, pois todas as músicas foram escritas para atender a liturgia destas igrejas. Apresentamos neste site músicas para solos, duetos, músicas para congregação, quartetos masculinos (ou coros masculinos), músicas para coros mistos, cantatas,e por fim, músicas arranjadas e orquestradas para uma orquestra básica, muito frequente nas igrejas atuais.
Todas as músicas podem ser ouvidas integralmente, e para conhecer um pouco da partitura, é possível visualizá-la parcialmente. Somente ao adquiri-la, você irá recebê-la completa. Quanto às músicas orquestradas, seguem o mesmo sistema, a Grade Orquestral poderá ser vista parcialmente, e adquirir as partituras separadas dos instrumentos que interessarem.
Em outra janela apresentamos um pequeno histórico dos instrumentos musicais, detalhando um pouco sobre eles, dentro da classificação de instrumentos de cordas, de madeira, de metal, de percussão, e dos teclados.
Mas esse site quer ir bem mais além, pois através do “pautasonline”, ou seja, através da música sobre pautas, ou online, poderemos viajar pelo mundo afora, experimentando costumes, gostos e tradições das mais diversas culturas desse nosso planeta maravilhoso, criado por um Deus soberano, invisível, mas que é extraordinariamente real, para aqueles que com Ele convivem.
A música é uma linguagem universal desde sempre; com ela podemos comunicar-nos em qualquer língua de qualquer Nação, pois ela traz essa capacidade de nos conectar(ou desconectar) mental e espiritualmente, de maneira que somos capazes de compreender qualquer rito ou cultura que se queira transmitir através da música.
Ou podemos ir ainda além, e dizer que pela música podemos conhecer uma cultura, um povo. Podemos até reconhecer a integridade, a ética, a honestidade, a moral de um povo. Fabre d’Olivet, em seu livro “Música apresentada como ciência e arte”, diz, que escritores de todos os tempos atribuem à música “o poder de fazer com que os espíritos superiores desçam à terra, evocando as sombras dos antepassados, inspirando nos homens o amor à virtude e levando-os a cumprir sua missão”. Estes dizem ainda: “Quer saber se um reino é bem governado, se a moral de seus habitantes é boa ou ruim? Observe a música que se toca nesse reino”.
Caso concordemos com essa definição da música, não seria o caso de revermos a qualidade da nossa música brasileira? Ou, pelo menos, não seria o caso de revermos a qualidade da música que estamos, individualmente, habituados a ouvir? Talvez precisemos aprender a reconhecer e apreciar uma boa música. Porque esta, a boa música, é que nos poderá levar aos quatro cantos do nosso planeta, em viagens de sonhos inesquecíveis.
Acesse, clique, navegue, curta, deleite-se, sonhe e viaje nas pautasonline da música ou de tudo o que ela poderá propiciar.