Embora alguns musicólogos não concordem com es
sa classificação, é a forma mais óbvia de identificar e classificar os instrumentos que possuem um teclado para produzir som. Portanto, a definição de um instrumento de teclas ou teclado é o instrumento que utiliza uma série teclas dispostas sucessivamente e intercaladas por teclas brancas e pretas cuja sequencia sonora é formada por tons e semitons temperados, isto é, fixos, que formarão a escala musical. Por isso são também denominados de Instrumentos temperados.
Todo instrumento que utiliza esse teclado, ou essas teclas recebe essa classificação, instrumento de teclado. Os principais são: o piano, o órgão, o “teclado eletrônico”, ou simplesmente teclado, o sintetizador, o acordeon, a escaleta, o harmônio (instrumento dotado de um fole de ar, inflado por pedais. A saída desse ar fará vibrar palhetas que produzirão os sons) e os instrumentos ainda mais antigos, o cravo, a espineta e o clavicórdio.
A palavra “teclado” também tem sido usada para os casos em que existem botões em vez de teclas, como é o caso do Bandoneón, e algum tipo de acordeon de botão, ou conhecido por Gaita de botões.
Eis alguns exemplos de instrumentos de teclado:
Uma escaleta
Um Acordeon.
Um teclado eletrônico, ou simplesmente Teclado
Um Bandónion.
Um Órgão de tubos.