“Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Essa é uma advertência de Jesus, por ocasião da sua pregação no chamado Sermão do Monte, a partir do capítulo 5 do livro de Mateus. A ansiedade tem sido um dos males que tem prejudicado a saúde do ser humano. A ansiedade pode começar por uma simples preocupação, e a preocupação, aumentando, se tornar uma ansiedade, e a ansiedade, se não for controlada ou dissipada, pode levar a pessoa a ficar deprimida, levando-a finalmente à uma doença muito comum nos nossos dias, que é a depressão.

A ansiedade pode se tornar crônica quando colocamos as coisas secundárias em primeiro lugar: o que comer, o que beber, o que vestir. Aí você pode argumentar: “Espere aí! O comer, o beber e o vestir não são coisas secundárias, mas sim, primárias”. E você está certo, porque essa é a visão e preocupação do homem natural, mas Jesus está falando da ansiedade por essas coisas. E quando, o comer, o beber, e o vestir, se tornarem uma ansiedade, porque se tornaram as coisas mais importantes da nossa vida, é porque perdemos a visão das coisas espirituais, ou seja, a visão que Deus quer que devemos ter. Que a nossa vida, dada por Deus, é mais importante que os alimentos, e que o nosso corpo, dado, criado e abençoado por Deus, é mais importante do que qualquer veste, por mais linda e soberana que possa parecer.

Se queremos nos preocupar com algo, sem necessidade de se tornar ansiedade, porque o fardo de Jesus é leve (Mateus 11:30), devemos nos preocupar em como agradar a Deus, sendo gratos a Ele pelos alimentos e a água, mesmo sendo escassos muitas vezes; pela vestimenta, embora possa nos parecer velha e fora de moda, porque sabemos que a vida que Deus nos dá vale muito mais que o alimento; e o corpo, como ele nos criou, sabemos que vale muito mais que qualquer vestimenta. E não adianta querer pensar em trocar o seu corpo ou a sua vida por qualquer alimento ou vestimenta, porque se fizer isso, você já perdeu seu corpo e sua vida. Por isso essa ansiedade não tem sentido. É essa a visão que Jesus está nos ensinando neste versículo. Estejamos atentos!