“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. ”

O que significa vigiar? É ficar olhando para o céu? Jesus contou algumas parábolas exemplificando o que é vigiar, para a volta de Cristo não nos pegar de surpresa. E a que mais esclarece, é a parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13) que aguardavam a chegada do noivo, tendo cada uma delas a sua lâmpada acesa, que era a exigência para receber o noivo. No entanto cinco delas eram consideradas as insensatas, as negligentes, ou imprudentes, pois não estavam preocupadas com suas lâmpadas, que precisariam de azeite, para que a chama não se apagasse. E por isso não levaram nenhuma reserva de azeite.

As outras cinco eram consideradas as prudentes, as sábias, as sensatas, pois se preocuparam com as suas lâmpadas, para que não se apagassem, e levaram uma reserva de azeite, cada uma delas.

O interessante que todas as dez virgens aguardavam a chegada do noivo. Porém o noivo demorou para chegar, e por causa da demora as lâmpadas das insensatas se apagaram, e foram pedir ajuda às prudentes, pedindo-lhes azeite. As prudentes, no entanto, sabiam que se dividissem o azeite, não daria para mantes as suas lâmpadas e das insensatas. Por isso lhe disseram que deveriam ir comprar azeite em algum lugar. As insensatas então saíram para comprar azeite. Nesse ínterim o noivo chega. As prudentes com suas lâmpadas acesas entraram, e fechou-se então a porta.

Quando as insensatas chegaram, já era tarde. A porta estava fechada, e por mais que clamassem para que se abrisse a porta, a resposta do noivo era estarrecedora: “...não vos conheço!!!” (Mateus 25:12)
Certamente essa será a mesma resposta de Jesus Cristo, quando voltar, e alguns, talvez querendo ainda subir ao céu, junto com os salvos que aguardavam a volta de Cristo, irão ainda clamar a Deus, mas já será tarde, e a resposta será: “apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).

Resumindo, vigiar é estar preparado, crendo e vivendo o evangelho que Jesus ensinou, e assim, esperando sempre, a volta de Jesus Cristo. Estejamos atentos!