“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança”.

O Apóstolo Paulo procura trazer à lembrança que os “que dormem” são os que já morreram salvos, e ressuscitarão quando Cristo voltar (ver 4: 16b). O termo usado “os que dormem”, se refere aos que morreram tendo a certeza da salvação. É um termo usado no Novo Testamento para a morte de crentes. Porque os que receberam a Jesus Cristo e o seu sacrifício na cruz, se tornaram “filhos de Deus”. “Mas a todos quantos O receberam (Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome” (João 1:12). São os denominados, crentes.

O que nos diferencia daqueles que “não tem esperança”, é que nós temos a esperança! Esperança de quê? De que, uma vez tendo aceito e recebido a Jesus Cristo e o seu sacrifício na cruz, fomos aceitos por Deus e nos tornamos filhos de Deus, conforme João 1:12, citado acima. E essa esperança nos garante a vida eterna (João 3:15,16) e não entraremos em juízo, ou, não seremos julgados por Deus, mas passamos da morte para a vida, ou seja, da condição de morto, ou daquele que não tem esperança”, para a vida, e vida eterna. (João 5:15). Esperança de que viveremos para sempre ao lado de Jesus Cristo, de Deus, no céu.

Por isso os que ainda estão vivos, ou seja, nós, não precisamos nos entristecer quando algum parente ou conhecido “dormir”, ou morrer antes de nós. Porque, se “dormiram em Cristo”, ou seja, salvos, eles ressuscitarão primeiro, quando Cristo voltar. (I Tessalonicenses 4:16b) Por isso os “demais que não tem esperança” certamente sofrem, e se entristecem quando o assunto é vida eterna.

E, se nós temos a esperança e a certeza de que nos tornamos filhos de Deus, a temos porque alguém nos falou dessa esperança; e o Espírito Santo de Deus nos convenceu a aceitar a Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, e assim nos tornamos filhos de Deus. E nossa missão agora é falar aos “demais que não tem esperança”, mostrando-lhes o caminho, para que eles também tenham a mesma alegria da esperança. Estejamos atentos!