“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmo sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão da noite”.
A curiosidade e a expectativa sobre a volta de Cristo, faz com que muitos tentem calcular o dia da volta do Senhor. Já houve muitas tentativas de prever o retorno, mas até hoje não houve acerto.
Já no século XIX, Guilherme Miller, um lavrador íntegro e honesto, que depois de muitos estudos se tornou um pregador adventista, identificou que a volta de Cristo aconteceria no ano de 1844, mais precisamente no dia 22 de outubro de 1844. Com as suas pregações houve um crescimento espantoso nas igrejas de diversas denominações. Mas Cristo não voltou na data prevista, e com isso muitos voltaram atrás e abandonaram a fé. Mais recentemente uma pastora conhecida na mídia, Valnice Milhomens, havia predito que Jesus voltaria num sábado no ano de 2007. Um dos últimos “pesquisadores” da volta de Cristo é Harold Camping. Um senhor de 90 anos, pastor e fundador de uma rádio americana, a Family Radio, previu que Jesus voltaria no dia 11 de maio de 2011. Como não aconteceu, ele recalculou a data para o dia 21 de outubro de 2011. Cristo também não voltou nessa data.
As próximas previsões são de uma Pastora Neuza Itioka, que diz saber da profecia de um Rabino, chamado Ben Samuel que, através de cálculos chegou à conclusão que Jesus voltará em 2017 ou 2018. Os cálculos são baseados na ilustração que Jesus fez da figueira, comparando-a ao povo de Israel, que floresceu, isto é, voltou a ser reconhecida novamente como Nação, em 1947. Jesus disse que, “quando a figueira florescesse, não passaria esta geração sem que todas essas coisas acontecessem”. Lucas 21:29-33: E uma geração é calculada em 70 anos. De 1947 a 2017, os 70 anos se completariam.
Bem, provavelmente essas datas também estarão erradas. Mas para os que aguardam a volta de Cristo, o desejo é que Cristo volte logo, independente de qual data seja.
Mas de um detalhe podemos ter certeza. Já se passaram dois mil anos desde que Jesus mesmo anunciou a sua volta. E isso nos faz ficar alertas, porque certamente estamos muito próximos do tempo em que Jesus irá voltar. Particularmente, creio que a maior prova da proximidade da volta de Cristo, é o que diz em Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e cerra o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência multiplicará”. Creio que a multiplicação da ciência é a maior prova de que a volta de Cristo está próxima. Não há na história da humanidade outro período onde a ciência se multiplicou tanto quanto nesses últimos 50 anos. Não há nenhuma data prevista para a volta de Cristo, mas as evidências da proximidade da sua volta são muito fortes. Por isso devemos estar realmente preparados e aguardar. Estejamos atentos!