Provérbios 1: 7 – “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”
O temor aqui não significa ter medo de Deus, mas respeita-lo como os filhos respeitam e temem a seus pais. O temor está relacionado com o conhecimento da bondade, mas também da severidade de Deus. A relação é igual dos filhos com os pais. Enquanto soubermos os limites que os pais nos ensinam, que é o princípio do conhecimento, e formos obedientes, teremos todo o apoio dos pais, mas se passarmos os limites da desobediência e do desrespeito, certamente o castigo será a recompensa. Faltou, neste caso, a lembrança do que foi ensinado, o que era sabido, o que foi aprendido. Faltou temor e o respeito a esses ensinos e o temor aos pais.
A falta de temor aos pais é hoje o grande dilema na educação dos filhos. E a culpa nem sempre é dos filhos, e também, nem sempre é dos pais. Como entender isso?
Creio que todos conhecemos casos em que um filho é um exemplo de educação, enquanto o outro é totalmente o oposto. O primeiro filho é obediente, atencioso, respeitador, e tem todas as características de um filho, ou uma filha, em que os pais se alegram. E em contrapartida o outro filho, ou filha, só lhes traz problemas. É desobediente, não aceita orientações, se envolve com amizades duvidosas, e o resultado final é um filho, ou filha, delinquente, viciado em drogas, que acaba roubando os próprios pais e assim trazendo grande desgosto aos pais.
Porque acontece isso? Simplesmente porque um tem o temor de Deus, e o outro não. O texto aqui é muito claro quando diz que os loucos desprezam essa sabedoria, que é o temor de Deus, e desprezam o ensino que recebem. Desprezar a sabedoria e os ensinos é sinal de loucura. E, sem perceber, esse filho, ou filha que desprezou a sabedoria e o ensino, já perdeu o temor de Deus, ou temor aos pais, e se tornou um louco.
Certamente essa explicação pode ser considerada simplória demais. E na verdade ela é simples, como toda a Lei de Deus é simples, para que qualquer indouto a entenda. O homem é que complica toda a lei. Não pretendi, nem tenho capacidade para trazer o remédio ou a cura para o problema da desobediência, apenas tentei explicar porque ela acontece.
Mas se olharmos para nós mesmos, quantas vezes perdemos o temor a Deus, ao simplesmente desprezar a sabedoria e os ensinos de Deus, e agimos por nossa própria capacidade e vontade? Quando agimos assim, nos tornamos como loucos. ESTEJAMOS ATENTOS!