Provérbios 31: 10 e 26 - “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”.

Aproveitando esse mês do lar, e o dia das mães, quero deixar minha homenagem à minha mãe Emmi, e à minha esposa Mary. São mulheres virtuosíssimas, muito acima do que se pode avaliar; “excedem a finas joias”. A sabedoria da mãe em nos educar, (somos 3 irmãos), em nos ensinar os caminhos eternos de Deus, começou a se destacar na nossa infância, quando ela ensinava as histórias da vida de Jesus. Lembro ainda, que quando queria ouvir uma história, ela perguntava, qual história queria ouvir, e eu respondia, a de Jesus. E ela então contava de maneira sempre muito atrativa e que nos prendia a atenção, as muitas histórias de Jesus. Era a sabedoria da mãe aplicando os princípios da Bíblia: “ensina a criança o caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”, (Provérbios 22:6). Suas palavras com orientações eram sempre cheias de sabedoria, e assim continua até hoje, com seus 88 anos de vida, que completa este mês, cheia de saúde e sabedoria. Louvo a Deus pelo privilégio de tê-la morando conosco.
E a Mary, minha amada esposa, no convívio da educação dos nossos filhos, eu via como ela passava seus ensinos com uma sabedoria invejável. Soube dar uma educação aos nossos dois meninos com um mesmo propósito, mas respeitando as características e os temperamentos individuais de cada um. Uma verdadeira joia rara. Suas palavras ainda hoje são cheias de sabedoria e bondade. Exatamente como diz o versículo acima. “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”. Não poderia deixar de reconhecer que essa sabedoria da minha esposa, é oriunda de uma mesma educação recebida de sua mãe, dona Aparecida e seu pai Sebastião (in memoria), ou dona Cida e seu Tininho, como eram chamados respeitosamente. Muito criteriosos na educação da filha, mas tratada com um amor imensurável.
Sabedoria e bondade de mães que tem como base uma educação cristã, e que seguem os ensinos bíblicos criteriosamente fiéis, em todas as áreas das suas vidas. São joias raríssimas, de valor inestimável. Louvado seja Deus por estas mulheres virtuosas. Eu as achei! E você certamente também tem a sua própria história de experiências e reconhecimentos de exemplos e vida das mães que o, ou a envolvem. Estejamos atentos!