Êxodo 20:12 – “Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.


Finalizando este mês de Maio, o mês do lar, quero deixar uma palavra, com este 5º mandamento, a todos os filhos, ou seja, todo nós seres humanos.

Este 5º, dos 10 Mandamentos de Deus, é o primeiro que vem acompanhado por uma promessa. Se honrarmos aos pais, a promessa é de uma vida longa. Em outras passagens da Bíblia a promessa é mais estendida. “...para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6:2). A palavra “para que te vá bem” tem um significado muito mais amplo. A promessa de que tudo vá bem, alcança outras áreas além da vida longa. Honrar pai e mãe resulta em alegria e uma paz constante. Honrar pai e mãe dá a impressão de que tudo o que se faz parece dar certo. Honrar pai e mãe faz com que a família permaneça mais unida. Honrar pai e mãe faz com que os filhos sejam obedientes e respeitosos. Honrar pai e mãe pode se refletir até no trabalho, onde seremos mais respeitados e honrados.

Não acontece assim em sua vida? Ou seria esse mandamento uma utopia? Mas se analisarmos o dever de “honrar pai e mãe”, e o nosso comportamento em relação a eles, vamos perceber que quando somos respeitosos com eles, obedientes quando recebemos deles uma ordem firme, nos alegrando com a presença deles, sendo atenciosos e carinhosos com eles, e ajudando-os sempre quando possível e necessário, isso nos trará outros benefícios. Quando os tratamos assim, é porque nós estamos desenvolvendo em nós uma personalidade prestativa e amorosa. E esse nosso comportamento se refletirá à outras pessoas com quem convivemos. E a frase popular que ultimamente temos ouvido, “gentileza gera gentileza”, se tornará real em nossas vidas.

Aprendendo a honrar ao pai e a mãe, aprenderemos a respeitar e honrar aos que nos cercam. E esses benefícios retornarão, “para que tudo possa ir bem” e tenhamos uma longa vida sobre a terra.