FOGE DA COMPANHIA DO INSENSATO (III)

Provérbios 14:7 - “Foge da presença do homem insensato, pois nele não acharás palavras de conhecimento.” (III)

A pergunta que vem à mente depois dos dois primeiros estudos, é, como posso fugir do insensato? Pois é alguém com quem vejo e me encontro quase todos os dias. É alguém com quem convivo na escola, convivo no trabalho, convivo na mesma vila, no mesmo bairro. Qual deve ser a minha atitude?

Creio que o Salmo 1:1 descreve bem o que se deve fazer. “Bem-aventurado o homem que NÃO anda no conselho dos ímpios, NÃO se detém no caminho dos pecadores, NEM se assenta na roda dos escarnecedores. ” Este versículo diz tudo: para fugir do insensato, a sua atitude, segundo esse versículo, você deve:

1.Não ouvir o que ele diz, (nem entrar em discussão com ele); 2. Não parar para conversar com ele (mesmo que o chame para uma conversa, procure se desculpar e não pare para conversar); 3. E muito menos se assente entre o grupo em que você percebe que a conversa é de baixa qualidade. Se você estava no grupo, e a conversa começou a mudar de assunto e de qualidade, peça licença, se levante e saia. Essa é a explicação do versículo primeiro do Salmo 1.

Mas a sua atitude e a sua conversa serão a grande diferença no seu comportamento em relação ao insensato. Ele perceberá a diferença, e provavelmente ele mesmo o evitará.

Fuja do insensato, pois nada do que ele disser será proveitoso. Estejamos atentos!