(Filipenses 4: 8) “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. (I)
O objetivo do Apóstolo Paulo, neste versículo e seguintes, é dar uma orientação de comportamentos e atitudes aos Filipenses, a quem a carta está direcionada, para que vivam na paz de Deus. Este versículo 8, fala sobre em que os pensamentos devem estar direcionados.
Trazendo para os nossos dias, devemos pensar em tudo que é: verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, se há virtude, e se há motivo de louvor. Pensar nessas virtudes não é um fim em si, mas uma preparação para uma mudança de comportamento.
E Paulo complementa, nesse nosso versículo de hoje, como deve ser nosso compromisso com aquilo que aprendemos, e recebemos, e ouvimos, e vimos nos nossos líderes, já que não temos mais Paulo vivo entre nós para nos mostrar o exemplo. Os nossos líderes de hoje são: nossos Pastores, Presbíteros, Diáconos, nossos pais. O que deles aprendemos, e recebemos, e ouvimos, e, principalmente, o que vimos neles, isto é, os bons exemplos, isso devemos praticar. O resultado: o Deus da paz estará conosco.
O Apóstolo Paulo falava de seu exemplo. Ele tinha consciência da pureza de sua conduta, e por isso todos deveriam olhar para ele. “... o que vistes em mim, isso praticai; ”
Você, meu irmãozinho e minha irmãzinha, você pode olhar para o seu Pastor, e ver nele um “homem de Deus”, um verdadeiro servo, e se espelhar no seu comportamento? Se o seu Pastor não puder ser seu exemplo, (porque nem todos serão exemplos), procure alguém que você admire pela sua conduta, e espelhe-se nele. Isso nos ajuda muito a caminhar na santidade.
Lembre-se, o objetivo é viver uma vida na paz de Deus. Então, para quem devo olhar?
Estejamos atentos!
(Continua na Profecia da próxima semana).